sábado, 4 de junho de 2011

Recursos não-renováveis (pt. 1)

As energias não-renováveis são as mais usadas hoje em dia embora tenham vários  inconvenientes. Levam imenso tempo a regenerarem-se (milhões de anos), poluem bastante e a sua distribuição geográfica não é homogénea. Conhecidas também como energias sujas causam imenso dano ao nosso planeta, são responsáveis pelo aumento do efeito estufa e pelo aumento das chuvas ácidas.

Outro problema que resulta de um sistema energético baseado na utilização de combustíveis fósseis é a dependência económica dos países não produtores das matérias-primas. Como em bastantes territórios não há acesso a este tipo de energias, estes vão depender de países produtores para as importarem para seu consumo próprio, pondo um peso nas suas despesas.

Embora as energias não-renováveis tenham imensos problemas são as mais utilizadas actualmente como fonte de toda a nossa energia, chamadas de energias convencionais.

Levantam-se alguns problemas éticos e morais em relação à utilização de energias não renováveis e ao ambiente. Como todos sabemos, o uso de energia tornou-se imprescindível nas nossas vidas. A necessidade de obter energia é tão grande que acabamos por recorrer mais a este tipo de energias, mas devemos lembrar-nos que há sempre outras soluções que respeitam mais o ambiente. Devemos ter uma ética ambiental.

Sem comentários: