terça-feira, 31 de maio de 2011

Energia Nuclear: Renovável ou Não Renovável?

A Energia Nuclear foi um tema que sempre nos agradou, e que nos fez lutar pelo tema do nosso blog. Enquanto continuávamos a nossa pesquisa para o nosso trabalho, muitas fontes indicavam que a energia nuclear não era renovável. A nosso ver, parece que há um desentendimento muito comum entre os conceitos de Energia Nuclear de Fusão e Energia Nuclear de Fissão.


Comecemos então pela Energia Nuclear de Fissão. Este tipo de energia é gerado em centrais com as famosas torres em forma de vaso, e que recentemente geraram alguma controvérsia em todo o mundo. Tudo se inicia num reactor, com um isótopo do Urânio, o Urânio235. A partir deste átomo, desencadeiam-se várias reacções em cadeia que geram muito calor e que não requerem muitas mais intervenções, dando assim menos trabalho e mais eficiência. Há apenas o problema dos resíduos tóxicos gerados, da radiação altamente perigosa e do facto de os reactores só arrefecerem 20 anos depois.


A Energia Nuclear de Fusão é sem dúvida a energia do futuro. Quando este processo for rentável na Terra, acabam os problemas de recursos e reservas energéticas. Consiste na fusão de isótopos de Hidrogénio(deutério e trítio) para formar Hélio, combinando depois o Hélio com os isótopos para continuar a sucessão. Então e quem é que se lembra deste tipo de reacção? ... Estamos certos de que vocês já viram isto em algum lado. Pois, no 10º deram as formações das estrelas, e estas são as reacções que ocorrem na sua formação. Formam elevadas quantidades de energia com poucos gastos, mas precisam de ambientes semelhantes ao das estrelas ... ou seja, teríamos que recriar o ambiente do Sol, na Terra!

Como podemos ver, ambas são renováveis, pois o seu ritmo de geração compensa o consumo.
Ambas têm as suas vantagens, mas os perigos da Energia Nuclear de Fissão são imensos e bastante alarmantes! Uma investigação na Energia Nuclear de Fusão traria boas notícias ao mundo.

Sem comentários: